Você está aqui: IPVA.net > IPVA 2016 > Pagar IPVA Atrasado

Pagar IPVA 2016 Atrasado

Atrasar o IPVA é algo que pode acontecer na sua vida, seja por descuido, ás vezes você pode ter tanta tarefa na cabeça, que acaba esquecendo a data do pagamento, seja pela crise econômica, impossibilitando você de pagar na data certa esse imposto.
Seja qual for o motivo, esse texto irá dar todos os passos de como pagar o IPVA 2016 atrasado, para você se manter informado sobre esse problema e conseguir resolvê-lo da melhor maneira possível, para dessa maneira, você não sair tão prejudicado.

Pagar IPVA Atrasado

Ficar com o IPVA atrasado é uma grande preocupação para o cidadão, pois quem está nessa situação corre o risco de ter seu veículo parado em uma blitz e acabar se complicando mais perante o DETRAN do seu estado e até tendo o veiculo apreendido.

De que forma devo pagar o IPVA atrasado? Esta é a dúvida de muitos brasileiros. Bem se você escolheu como forma de pagamento do seu IPVA em parcelas e deixou atrasar, bastar chegar ao Banco com o número do RENAVAM e efetuar o pagamento, lógico que terá juros mas são pequenos relacionados com muitos que nos aparecem.

Existem estados que quando o IPVA encontra-se atrasado o proprietário obrigatoriamente deve comparecer a um banco específico como é o caso do estado do Paraná que o cidadão deve comparecer ao Banco do Brasil. O mesmo acontece se a forma de pagamento for à vista.

Providências a tomar com IPVA atrasado

A primeira atitude que você deve ter, caso o seu IPVA esteja atrasado é entrar no site do Detran e consultar a sua situação.
Apenas com o seu Renavam e com o CPF, é preciso saber quanto tempo ele está atrasado, se há multas em cima desse atraso e qual a possibilidade de parcelar essas parcelas que estão vencidas.Com esses dados em mãos, fica mais fácil realizar o seu planejamento, para conseguir quitar essa dívida e assim se livrar desse problema.

Emita uma nova guia do IPVA

Depois de consultar sua situação, o passo seguinte é emitir uma nova guia do IPVA, com os valores já corrigidos e pronta para o pagamento.
Nessa nova guia, mesmo em atraso, já estarão calculados os juros e correções monetárias. Infelizmente, não há nada que você possa fazer para se livrar desses encargos, pois, eles estão previstos para quem atrasa o pagamento do IPVA.
Essa guia também pode ser emitida em Bancos conveniados, como o Bradesco e o Santander, assim, você pode pagar o seu IPVA atrasado sem nem precisar sair de casa, apenas acessando o site do seu banco e fazendo esse pagamento atualizado online, sem nenhuma burocracia e nem demora.
Apenas como informação, o valor dessa multa é pesado, girando em torno de 20% do valor devido, além do total de 1% por cada mês de atraso. Essas quantias não são ajustáveis. Por isso, evite ao máximo atrasar o seu IPVA e assim sair em prejuízo financeiro.
Caso o seu atraso seja de um ano para o outro, o acerto deve ser feito na própria Secretaria da Fazenda do seu estado, já que essa dívida não faz mais parte do Detran e seu acerto deve ser diretamente com o estado. Em alguns estados, não há a necessidade de ir até a unidade física da Secretaria da Fazenda, sendo que o acerto pode ser feito no próprio site do órgão.

Tomar cuidado para não atrasar o pagamento de novo: Com essa nova guia em mãos, não se esqueça de pagar dentro do prazo, para não atrasar de novo e assim, aumentar ainda mais sua dívida com o Estado. Depois de um tempo, seu nome pode até ir parar no Serasa, o que seria uma complicação a mais.

Caso seu IPVA esteja atrasado há mais de um ano e acumular com o atual, você pode entrar em contato com o DETRAN do seu estado e realizar uma negociação, cada estado tem uma forma diferente de negociação.

IPVA.net

COMPARTILHE!


Tabela IPVA 2016

IPVA ACIPVA ALIPVA AMIPVA APIPVA BAIPVA CEIPVA DFIPVA ESIPVA GOIPVA MAIPVA MGIPVA MSIPVA MTIPVA PAIPVA PBIPVA PEIPVA PIIPVA PRIPVA RJIPVA RNIPVA ROIPVA RRIPVA RSIPVA SCIPVA SEIPVA SPIPVA TO