Você está aqui: IPVA.net > IPVA 2016 > IPVA Motos - Tabela e Valor

IPVA de Moto 2016 - Tabela e Valor

IPVA Moto - A alíquota cobrada pela Secretaria da Fazenda para o imposto IPVA cobrado em motocicletas tem uma porcentagem menor que o cobrado para carros, variando seu valor entre 1 e 6 %, o valor especifico é determinado por cada estado brasileiro. Para o ano de 2016 o valor das motos é de 2% do valor de venda determinado pela tabela FIPE, comparando o de carro que é de 4% no Estado de São Paulo.
Estão isentas do pagamento do IPVA as motos que possuem menos que 50 cc.
Para saber os valores referentes ao IPVA de sua moto basta acessar o site do DETRAN do seu estado. É importante estar em dia e realizar o pagamento do IPVA da moto, para não correr o risco de ser parado ao trafegar e levar uma multa gravíssima, ter sua moto apreendida e pontuação na carteira nacional de habilitação do condutor.

IPVA de Moto

O IPVA 2016 é cobrado segundo uma alíquota que varia entre 1 e 6% do valor do veículo. Para motos, a alíquota sempre é de valor menor, mas cada Estado da Federação possui sua própria tabela.
No Estado de São Paulo, por exemplo, a alíquota para IPVA sobre motos é de 2% sobre seu valor venal, enquanto que os carros pagam 4%. O valor venal é determinado pela tabela FIPE, devendo o proprietário buscar o seu modelo e ano, encontrar o valor apresentado na tabela e calcular o IPVA. Esse cálculo, no entanto, é apenas para conferência, já que o site da secretaria da Fazenda de cada Estado já informa a taxa que será cobrada a cada ano.
Além do site da Secretaria da Fazenda, o site do Detran de cada Estado também fornece os valores referentes ao IPVA. O proprietário deve estar sempre em dia com esse imposto, uma vez que, se parado pela fiscalização, terá a moto apreendida e poderá levar uma multa do tipo gravíssima, com perda de 7 pontos na carteira de habilitação.
O IPVA deve começar a ser pago em janeiro de cada ano e o Detran costuma mandar o aviso referente ao valor que deverá ser recolhido aos cofres públicos, lembrando que trata-se apenas de um lembrete e não propriamente do boleto para recolhimento.
Assim, é preciso ficar de olho no calendário, que é divulgado no final de cada ano, para não perder os prazos. O atraso no recolhimento implica em juros de 0,33% ao dia ou a 20% do valor total do imposto, se não recolhido em 60 dias.
No caso de qualquer dúvida ou de não recebimento do lembrete, o proprietário de moto deve buscar na internet o site do Detran do seu Estado (por exemplo, Detran-SP, ou Detran-MG, ou Detran-RJ), informando o número de Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavam, que pode ser encontrado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Pagamento online do IPVA 2016 de moto

O proprietário de moto também poderá fazer o pagamento do IPVA online e, se fizer à vista, terá um desconto, que também varia de Estado para Estado, se o recolhimento for feito em janeiro.
No mês de fevereiro o proprietário de moto tem a possibilidade de fazer o recolhimento do imposto em cota única, sem qualquer desconto, ou ainda parcelar o valor total em 3 vezes, pagamentos que deverão ser feitos em janeiro, fevereiro e março.
Imprimindo a guia de recolhimento, o IPVA também pode ser pago em qualquer agência da rede bancária, em terminais de autoatendimento, casas lotéricas ou agências dos Correios.
Juntamente com o IPVA 2016, o proprietário de moto deve lembrar-se que é obrigatório o pagamento do DPVAT – Seguro e Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. Esse valor não pode ser parcelado, ao contrário da opção oferecida pelo IPVA.

Para fazer a consulta do IPVA de moto selecione o estado em que o seu veículo está registrado.

IPVA.net

COMPARTILHE!


Tabela IPVA 2016

IPVA ACIPVA ALIPVA AMIPVA APIPVA BAIPVA CEIPVA DFIPVA ESIPVA GOIPVA MAIPVA MGIPVA MSIPVA MTIPVA PAIPVA PBIPVA PEIPVA PIIPVA PRIPVA RJIPVA RNIPVA ROIPVA RRIPVA RSIPVA SCIPVA SEIPVA SPIPVA TO