Você está aqui: IPVA.net > IPVA 2024 - Tabela Valor Consulta

IPVA 2024

Em Breve divulgaremos mais informações atualizadas sobre o IPVA 2024, geralmente no fim desse ano já atualizamos o artigo com as informações corretas. Mas separamos abaixo o que se sabe sobre o IPVA para 2024.

Valor IPVA 2024 - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto pago pelos proprietários dos veículos anualmente, o valor do IPVA 2024 varia de acordo com o modelo do veiculo e ano, geralmente os valores tendem a ser de 1 a 6% do valor total do veículo dependendo do estado como IPVA SP, RJ, MG, BA, RS, PR entre outros.

IPVA 2024

Alguns veículos são isentos ao IPVA 2024 pelo seu ano de fabricação, essa determinação é feita pelo Detran de cada estado, porém a média é de 10 a 20 anos (Em São Paulo por exemplo veículos com mais de 20 anos de fabricação são isentos do imposto). Você pode consultar na página de seu estado no menu ao lado quais veículos são isentos. Ao contrario do que muitos imaginam o IPVA não é apenas para carros, entram também aeronaves, caminhões, motocicletas e ônibus.

IPVA 2024 Valor

Os valores do IPVA 2024 são diferentes para cada estado brasileiro, sendo determinados pela secretaria da fazenda. O recebimento do IPVA começa no final de 2024 e se você pagar antecipadamente terá um desconto no abatimento. Aos que pagam parcelado de acordo com o que é estabelecido por cada estado podem também receber descontos, porém quanto mais tempo você leva pra pagar menos desconto recebe. Vale lembrar que caso você não efetue o pagamento seu carro pode ser recolhido mesmo por um dia de atraso. Procure se informar e não deixe de pagar o IPVA 2024 do seu veículo.

O IPVA 2024 é um imposto que pagamos anualmente, através de um documento que recebemos pelo DETRAN do Estado ou Cidade ou então por meio da internet, aquelas pessoas que estão pesquisando os automóveis que vão comprar ou aqueles que estão comprando automóvel seja ele novo ou seminovo tem que pagar IPVA 2024.

O IPVA funciona da seguinte maneira: o valor arrecadado com o IPVA em 2024 será dado 50% para o governo federal e 50% para o município da qual o automóvel é cadastrado, sendo assim, muitas pessoas que vão a outras cidades para comprar o automóvel, de certa forma paga o imposto para essa cidade e não para onde realmente mora, isso acontece porque o IPVA em algumas cidades são mais caras do que em outras.
Já o vencimento do IPVA ocorre geralmente conforme o número final da placa do carro, ficando mais fácil saber o vencimento. Geralmente as datas ficam entre meses de abril a dezembro e os valores do IPVA vão depender do automóvel e do Estado. É; importante andar com o automóvel com os documentos todos certinhos para não ter o carro apreendido e nem receber multa. O IPVA pode ser pago em bancos ou lotéricas.
Lembrando que há alguns casos que o veículo é isento de IPVA, como é o caso dos veículos de transporte público de passageiros na modalidade escolar. Para isso, os responsáveis devem entrar com requerimento no DETRAN correspondente com os seguintes documentos: RG, CPF, CNH, CRMC, documentos do veículo (CLRV e CRV), CRMPF ou CRMPJ, credencial do DETRAN (curso escolar), cadastro de Vistoria DETRAN (ATE), comprovante de endereço, contrato firmado com a prefeitura, declaração de utilização exclusiva no transporte público de passageiros na modalidade escolar; declaração de que não possui outro veículo com o mesmo benefício fiscal.
Os valores do IPVA 2024 são diferentes para cada estado. Para mais informações sobre o IPVA 2024 consulte o DETRAN do seu estado selecionado no a página no menu ao lado.

Tabela do IPVA 2024 Atualizada

A tabela do ano vigente do IPVA, sempre sai no mês de dezembro do ano anterior ou em janeiro. Somente quando sair essa tabela atualizada é que você saber as datas exatas de prazos para pagamento do IPVA 2024, porém se você quer se programar, para saber quando irá pagar o IPVA 2024 de seu veículo, você poderá se basear na tabela do ano anterior, que muda alguns dias somente e é praticamente igual.

Abaixo separamos a tabela do IPVA do ano anterior para você saber as datas de pagamento de seu imposto.

Tabela de Vencimentos do IPVA

Tabela IPVA 2024 Atualizada

IPVA 2024 Consulta

Você receberá no endereço cadastrado de seu veículo no DETRAN, um aviso sobre os valores do IPVA, DPVAT, licenciamento e multas de trânsito caso haja. Esse é o melhor lugar para consultar o valor exato do IPVA 2024, porém você também poderá fazer pela internet, mas isso pode variar de acordo com o estado.

Para fazer a consulta do IPVA 2024 selecione no menu logo abaixo o estado em que o seu veículo está registrado, você encontrará a tabela de pagamento, o valor e também informações atualiazadas do imposto em seu estado. Para fazer a consulta completa do IPVA 2024, basta informar a plava e o número do RENAVAM de seu veículo, saiba mais e faça a consulta acessando www.ipva.net..

IPVA.net

COMPARTILHE!


Tabela IPVA 2024

IPVA ACIPVA ALIPVA AMIPVA APIPVA BAIPVA CEIPVA DFIPVA ESIPVA GOIPVA MAIPVA MGIPVA MSIPVA MTIPVA PAIPVA PBIPVA PEIPVA PIIPVA PRIPVA RJIPVA RNIPVA ROIPVA RRIPVA RSIPVA SCIPVA SEIPVA SPIPVA TO